Thursday, August 23, 2012

Um dia, um outro Dudu Bertholini

No início do mês tivemos um encontro diferente com o Dudu. Fomos convidadas a participar de um workshop que ele preparou para o IBModa sobre Construção de Imagem de Moda.

A palestra começava sábado bem cedinho, às 9h. Nos encontramos no metrô República e fomos caminhando até o instituto, que fica na região central de São Paulo. Ao chegarmos lá, batemos com a cara na porta! Descobrimos que na verdade o workshop aconteceria na Rua Capote Valente, em Pinheiros. Por sorte o sábado estava apenas começando e conseguimos chegar com poucos minutos de atraso.

Lá Dudu Bertholini aguardava a chegada dos participantes, com uma expressão séria, quase que de severidade, atípica para a sua pessoa. Quando nos viu, logo abriu aquele sorriso e nos convidou a entrar e sentar para ouvir o que vinha em seguida.
 
 Quando o workshop finalmente começou, o estilista pediu que seus ouvintes se apresentassem, e deu início a uma narrativa deliciosa sobre a moda nos séculos XX e XXI. Todos olhavam fixamente para a figura de mais ou menos 1,85m de altura que falava com tamanha eloquência que seria capaz de converter um ateu em cristão.

Seguindo a apresentação, Dudu compartilhou com todos nós sua trajetória na moda, suas referências, seus momentos mais importantes e alguns não tão importantes assim.
 
Na volta do almoço era hora de ver o mestre em ação: Dudu propôs que os participantes montassem looks carregados de mensagem de moda. Com olhar clínico, o nosso “dândi tropical” corria de um lado para o outro ajudando seus pupilos na escolha das peças, da modelo e da pose a ser fotografada. Como se não bastasse sua polivalência de stylist, criador e acadêmico, Dudu distribuía poses, ensinamentos e dicas para as modelos.


Nossa experiência fez com que conhecêssemos um pessoal muito talentoso de diversos lados do Brasil, que só se reuniu para ver Dudu Bertholini em ação. A dupla dinâmica de Goiânia, Any Brasil e Thaís Maciel; a Camila Sigiliano, que mais parecia modelo do que stylist; o Vinicios e a Any Ferraz, de São José do Rio Preto...e outros queridos.

No comments:

Post a Comment